maio
8
2012

EFD Social

A Escrituração Fiscal Digital (EFD Social) é o novo recurso implantado pela Receita Federal ao projeto SPED que tem como objetivo substituir a forma tradicional da folha de pagamento em papel pela forma digital do registro.

As empresas terão até o início do segundo semestre, período em que a RFB pretende iniciar o processo de implantação, para reavaliarem suas práticas de RH, administrativas e contábeis. Dentre as mudanças que virão com o novo sistema podemos citar:

  • Padronização das rubricas de folha pagamento;
  • Padronização das tabelas de incidências;
  • Implantação do cadastro único de trabalhadores;
  • Implantação do registro eletrônico;
  • Eliminação da folha tradicional para prestações de informações a receita e ao INSS.
  • Entre outros.

Esta forma mais moderna de escrituração reduzirá em grande parte as barreiras burocráticas para os empregadores e suas responsabilidades fiscais, além de facilitar a fiscalização pela Receita, evitando, por exemplo, a necessidade de visitas dos fiscais oficiais até as localidades das empresas para analisar os documentos físicos, o que poupará muito tempo e inconvenientes.

Esta nova era do sistema fiscal tributário nacional também levará a uma reformulação na postura dos gestores que precisarão se preocupar não apenas com simplesmente digitalizar e registrar a documentação de seu pessoal, mas adequar-se a mecanismos de prevenção e correção de procedimentos que evitarão problemas de caráter judicial.

Sobre o Autor: Suporte ASS Tecnologia

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