maio
10
2012

Geração do SPED para empresas do regime Lucro Presumido

No regime de Lucro Presumido o imposto é calculado com base em um percentual legalmente estabelecido sobre o valor das vendas realizadas, independentemente da apuração do lucro e variando conforme a natureza da atividade. A apuração é feita trimestralmente, no final dos meses de Março, Junho, Setembro e Dezembro. A opção pela tributação com base no lucro presumido deverá ser manifestada com o pagamento da primeira ou única quota do imposto devido correspondente ao primeiro período de apuração de cada ano calendário.

O regime de Lucro Presumido se aplica nas seguintes situações:

  • Empresas que não são obrigadas a adotar o regime do lucro real (não enquadradas no Art. 14 da Lei n° 9.718/98);
  • Empresas com faturamento menor que R$ 48 milhões anuais;
  • Empresas não atuantes no mercado financeiro (bancos comerciais, bancos de investimento, corretoras, etc.);
  • Empresas que não tenham rendimentos de capital oriundos do exterior
  • Não usufruam de benefícios fiscais;
  • Empresas de pequeno e médio porte, pois proporcionam uma relação custo benefício (simplicidade x custo) melhor que o Simples e o Regime do Lucro Real;
  • Importante para pequenas e médias prestadoras de serviço, pois os principais custos estão na folha de pagamento.

É possível identificar essas empresas pelo registro 0110  (REGIMES DE APURAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO SOCIAL E DE APROPRIAÇÃO DE CRÉDITO),  na tabela [EMPRESA] e no campo [INCIDENCIA] = 2 – Escrituração de operações com incidência exclusivamente no regime cumulativo.

Sobre o Autor: Suporte ASS Tecnologia

Deixar um comentário

Nosso Blog

Neste blog nossos clientes ou visitantes poderão ter conhecimento de processos administrativos, fiscais, financeiros e outros. Vamos procurar ser objetivos e claros em nossas explicações, gostaríamos de lembrar que sua avaliação nos comentários deste blog, irá crescer o conteúdo a ser oferecido e que temos o maior interesse em melhorar os processos da empresa.