maio
28
2012

Escrituração dos dados do bloco M

Os registros do bloco M são responsáveis pela apuração dos créditos e contribuições do PIS e do COFINS. Estas informações devem ser inseridas diretamente pelo próprio PVA. Quando não houver dados destes registros na EFD o programa validador acusará erro semelhante à mensagem: “Deverá existir um registro M210/M610 – Detalhamento da Contribuição para cada Código de Contribuição Social e Alíquota informados nos documentos com CST de 01 a 05”.

Funcionalidade

  • Validação do arquivo a ser transmitido ao ambiente Sped

Localização

  • Sistema SPED PIS / Cofins

Pré-Requisitos

  • Acesso ao sistema SPED Fiscal PIS/ Cofins

Utilização

O primeiro passo é importar a Escrituração. Para importar clica-se em localizado na parte superior esquerda da tela ou senão no menu Escrituração PIS/ Cofins e por conseguinte em Importar ou simplesmente Ctrl+I. Ao importar a escrituração será visualizada a seguinte tela de aviso:

Ao clicar em sim será visualizada uma segunda tela de aviso conforme mostrada a seguir:

Devendo-se clicar em Sim para que seja validado o conteúdo. Ao visualizar a tela de aviso a seguir pode-se escolher entre sim ou não. Caso deseje verificar se há atualização de tabelas externas clique em sim.

Visualizando a tela de erro a seguir clique em Ok.

Por conseguinte pressione as teclas Ctrl+M do teclado ou clique no menu Escrituração PIS / Cofins e por conseguinte Gerar Apurações. Visualizando a tela de aviso a seguir clique em Sim para que seja alterada as informações que estão erradas no registro de apuração.

Agora que todos os erros foram corrigidos clica-se em para verificar se existe algum erro. Visualizando novamente a tela de aviso a seguir escolha entre sim ou não. Caso deseje verificar se há atualização de tabelas externas clique em sim.

Visualizando a seguinte mensagem: “O arquivo foi validado com sucesso” clique no botão Ok  para finalizar o processo de validação.

 

Sobre o Autor: Suporte ASS Tecnologia

Deixar um comentário

Nosso Blog

Neste blog nossos clientes ou visitantes poderão ter conhecimento de processos administrativos, fiscais, financeiros e outros. Vamos procurar ser objetivos e claros em nossas explicações, gostaríamos de lembrar que sua avaliação nos comentários deste blog, irá crescer o conteúdo a ser oferecido e que temos o maior interesse em melhorar os processos da empresa.