out
17
2011

Configurações Fiscais Entrada

Nosso país se encontra em grandes modificações na área fiscal, exigindo dos contribuintes um maior detalhamento de suas operações comerciais. Para que a tão sonhada reforma tributária obtenha êxito, os governos Municipal, Estadual e Federal estão realizando alterações na forma que recebem os dados fiscais, exemplos como: SPED, FCONT, PIS/COFINS o antigo SINTEGRA e o SEF fazem parte dessa gama de alterações. Pensando nestas alterações e nas preocupações atuais dos empresários com suas informações fiscais, criamos as configurações fiscais de entrada e saída.

Funcionalidade

  • Configurar os impostos fiscais atribuídos as notas fiscais de entrada

Localização

  • Módulo de Estoque, pesquise o produto desejado e ao encontra-lo clique duas vezes sobre o mesmo. Visualizando a tela de Dados do Produtos clique na aba Configurações Fiscais ou clique na tecla F3 do teclado,  selecione a sub-aba Config. Fiscal de Entrada clique com o botão direito do mouse e clique em inserir Configuração Fiscal.

Pré-Requisitos

  • Acesso ao módulo de estoque de nosso sistema Accord;
  • Conhecimento na área fiscal;
  • Conhecimento dos tributos interestaduais.

Utilização

Ao acessar o módulo de estoque e clicar no menu Editar e por conseguinte em Novo  o qual será visualizada uma nova tela para selecionar a aba Configurações Fiscais (F3) ou pressionar a tecla  F3 do teclado. Na sub-aba Config. Fiscal de Entradas clique com o botão direito do mouse e clique em inserir Configuração Fiscal.

Preencha os campos especificados e clique no botão Aplicar (ou pressione F3) ou Aplicar em Todas  (ou pressione Ctrl+F3). Se clicar em Aplicar (ou pressionar F3) os tributos serão aplicados somente a filial logada já se clicar em Aplicar em Todas ( ou pressionar Ctrl+F3) aparecerá uma nova tela para escolher as filiais a qual serão aplicados os tributos que foram configurados.

OBS: Só clicar em Aplicar em Todas (ou pressionar Ctrl+F3) caso exista mais de uma filial.

Serão explicados os campos de maiores dúvidas os demais são intuitivos, qualquer dúvida entar em contato com o setor de suporte.

  • C.F.O.P: Este campo só deve ser preenchido caso exista um CFOP específico para este produto, caso seja produtos derivados do petróleo só será permitido colocar os três últimos dígitos do C.F.O.P.
  • CST IPI: código de situação Tributária do IPI.
  • CST Pis: código de situação Tributária do Pis.
  • Pauta IPI: é o valor encontrado em uma tabela pré-estabelecida pelo fisco para o cálculo de IPI que influência na substituição Tributária.
  • II: Imposto de Importação.
  • ICMS Subst. Déb: Alíquota interna do estado que influência na substituição tributária.
  • ICMS: é imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação
  • Base ICMS: base de cálculo do ICMS, ou seja é o montante da operação, incluindo o frete e despesas acessórias cobradas do adquirente/consumidor.
  • ICMS Substituição: é um campo opcional. É o valor atribuido ao regime pelo qual a responsabilidade pelo ICMS devido em relação as operações ou prestações de serviços é de responsabilidade do próprio contribuinte.

Ao realizar a entrada de uma Nota Fiscal, nosso sistema irá capturar os dados fornecidos ao configurar as configurações fiscais de Entrada, evitando erros dos operadores.

Para realizar uma entrada de uma Nota Fiscal, veja Entrada de Mercadoria neste blog.

Sobre o Autor: Edson Chandler

Deixar um comentário

Nosso Blog

Neste blog nossos clientes ou visitantes poderão ter conhecimento de processos administrativos, fiscais, financeiros e outros. Vamos procurar ser objetivos e claros em nossas explicações, gostaríamos de lembrar que sua avaliação nos comentários deste blog, irá crescer o conteúdo a ser oferecido e que temos o maior interesse em melhorar os processos da empresa.