ago
3
2012

Evitando problemas com SPED

Cumprir as exigências da Receita Federal para escrituração do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) não é tarefa fácil.

Antes de qualquer coisa, é necessário ter total domínio da legislação fiscal que rege o sistema, para em seguida preparar todas as informações que serão encaminhadas ao fisco dentro do prazo estabelecido.

Na eventualidade de incoerências e não cumprimento dos prazos estabelecidos para apresentação dos dados, a empresa sofrerá rígidas penalidades sancionadas pelo Governo. No intuito de evitar tais problemas, é muito importante que o contribuinte disponha de uma assessoria fiscal, que poderá ser seu departamento de contabilidade ou um escritório especializado e um software de gestão que contemple as necessidades.

Será de melhor valia que tais softwares trabalhem integrado com o departamento de assessoria fiscal, seja interno ou externo. Pois, assim poderão trabalhar unidos. Como a empresa é a responsável pela entrega do arquivo, qualquer inconveniência esta será a maior prejudicada. Portanto, é imprescindível estar atento e acompanhando os retornos da assessoria fiscal e da softhouse responsável pelo sistema utilizado. Até porque, por se tratar de uma obrigação “recém-nascida”, será muito comum ocorrer a constante necessidade de adequação as atualizações legislativas que surgirão.

De modo geral, podemos resumir da seguinte forma: a empresa entregará o arquivo sob as normas das vigências legais, a softhouse controlará o processamento dos inúmeros dados necessários ao SPED e a assessoria fiscal se responsabilizará pela apuração das informações necessárias a escrituração através dos recursos do software fiscal. As três partes com tarefas distintas, mas com um árduo objetivo em comum: gerar o SPED de forma correta e completa.

A missão sem dúvida não é fácil, porém com grande empenho e organização não é impossível.

 

Sobre o Autor: Suporte ASS Tecnologia

Deixar um comentário

Nosso Blog

Neste blog nossos clientes ou visitantes poderão ter conhecimento de processos administrativos, fiscais, financeiros e outros. Vamos procurar ser objetivos e claros em nossas explicações, gostaríamos de lembrar que sua avaliação nos comentários deste blog, irá crescer o conteúdo a ser oferecido e que temos o maior interesse em melhorar os processos da empresa.