out
29
2011

Saída de Mercadoria / Faturamento

No Accord trabalhamos com setores divididos, por este motivo quando falamos em Faturar pensamos no módulo de Faturamento, quando falamos em vender, geralmente nossa equipe de suporte perguntará, frente de loja ou faturamento? Tendo em vista este modelo de trabalho, vamos postar neste blog como um cliente Fatura no Accord.

Funcionalidade

  • Realizar saídas de Notas Fiscais modelo 55 NF-e ou outras que a legislação permite.

Pré-Requisitos

  • Acesso ao módulo de Faturamento no sistema Accord;
  • Conhecimento no processo de saída de Mercadoria.

Localização

  • Em acesso ao Accord, clique no módulo de Faturamento, pressione o botão Insert ou vá no menu Editar / Novo;

Utilização

Visualizando a primeira tela de cadastro de Nova Nota Fiscal deve-se preencher os campos e clicar no botão Ok.

Serão explicados os campos de maiores dúvidas, os demais são intuitivos qualquer dúvida entre em contato com o setor de suporte.

Os campos Grupo de C.F.O.P e C.F.O.P, veja Cadastro – C.F.O.P neste blog .

NF. Entrada: Quando for uma transferência ou devolução digitar o I.D da Nota de entrada e o sistema trará todos os produtos, será uma replica da Nota Fiscal.

Pré-Venda: Ao colocar o I.D da pré-venda o sistema irá replicar.

Modelo: definir qual modelo  será utilizado para o Faturamento.

C.F E.C.F: Número do Cupom Fiscal e da ECF.

Devolução de cliente não contribuinte: Marcar neste campo para que seja atribuído as tributações referentes a pessoa física.

Cliente I.D: pressionando a tecla F2 do teclado será visualizada uma nova tela para que seja efetuado pesquisa pelo cliente desejado. Ao realizar a pesquisa serão carregados automaticamente os campos Cliente ID, Nome e CPF/CNPJ.

Série: A série da Nota Fiscal de Venda.

Finalizado o  processo anterior e visualizando uma segunda tela deve-se preencher os campos especificados e clicar no botão Ok ou pressionar a tecla F3 do teclado.

N. Fiscal Nº: Este campo vem preenchido o número sequencial da Nota Fiscal dependendo da série.

Cliente: O cliente escolhido na tela anterior estará preenchido neste campo, podendo ser editável bastando clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção alterar dados do cliente. A edição serve para corrigir alguma informação do cliente.

Natureza da Operação: O C.F.O.P atribuído na tela anterior será preenchido este campo, caso o cliente esteja fora do estado será atribuído o C.F.O.P correspondente mudando o primeiro dígito.

Tipo:  Se é saída ou entrada, entrada quando é uma emissão própria.

Transportadora: Os campos serão preenchidos ao escolher a transportadora nos três pontos ao lado do nome.

Os demais campos são intuitivos, caso precise de uma melhor explicação, entrar em contato com o setor de suporte.

Na terceira tela apenas os campos que referenciam valores variáveis são editáveis os demais campos referentes a tributos são bloqueados, veja Configurações Fiscais de Saída neste blog.

Desconto: Este campo é preenchido com o valor total em real de desconto, clicando com o botão direito do mouse e clicando em Ratear descontos nos itens, será atribuído de forma percentual para todos.

Est. ID: Clicando uma vez, aparecerá os três pontos para pesquisar o produto, caso saiba o ID, basta adicioná-lo.

Clicando em Enter, aparecerá a tela de avaliação de estoque se o Parâmetro estiver com o Valor SIM, de acordo com os Pré-Requisitos.Clicando em OK ou Enter o Sistema passará para o próximo campo.

No final no Grid existe um campo em branco, clicando nele abrirá uma nova tela nesta tela consta campos editáveis e não editáveis, toda a formação fiscal de saída será apresentado nesta tela.

Clicando com o botão Processar ou pressionar a tecla F4 no teclado, voltamos para a tela inicial.

Ao verificar os valores e adicionar caso necessário a observação ou outros campos editáveis na tela principal, clique no botão OK ou F3, será apresentado uma pergunta, “Deseja processar o financeiro?” ao clicar em SIM, aparecerá a tela de assistente para desdobramento de Contas a Receber.

Para ter conhecimento desta tela, vide  a aba Financeiro neste blog na parte superior da tela.

Ao sair da tela do financeiro aparecerá a tela de processamento de notas. Todas as informações da Nota Fiscal estarão nesta tela, bastando ser escolhido a conta manualmente ou caso o parâmetro 330 esteja com a conta, será preenchido automaticamente, caso exista mais de uma conta, poderá ser selecionada manualmente também. Aparecerá uma mensagem informativa da data do processamento e uma segunda mensagem: “Deseja Imprimir esta Nota agora?” se for SIM, será visualizada uma nova tela para escolher a impressão ou se deseja salvar. Clicando em OK, será visualizado o DANFE, basta imprimir e está finalizado o processo de emissão de Nota Fiscal de saída / Faturamento.

 

 

 

Sobre o Autor: Joerbson Santana

Deixar um comentário

Nosso Blog

Neste blog nossos clientes ou visitantes poderão ter conhecimento de processos administrativos, fiscais, financeiros e outros. Vamos procurar ser objetivos e claros em nossas explicações, gostaríamos de lembrar que sua avaliação nos comentários deste blog, irá crescer o conteúdo a ser oferecido e que temos o maior interesse em melhorar os processos da empresa.