set
12
2011

Aplicativo – Centra

Toda a empresa tem que realizar balanço, algumas fazem este procedimento diariamente, outras mensalmente e outras anualmente. Neste post estamos detalhando como se fazer um balanço utilizando nossa tecnologia.

Funcionalidade

  • Realizar a coleta de Dados utilizados no levantamento de estoque, conferência de entrada de mercadorias etc.

Pré-requisitos

  • Coletor de Dados, (utilizando o manual disponibilizado pelo setor de suporte) caso inserção dos dados seja por meio dele;
  • Aplicativo telNet, caso a inserção dos dados seja feita por meio manualmente sem o uso do coletor.
  • Configurar o Centra (passos descritos posteriormente)

Localização

  • Na pasta GsAdm, no diretório raiz do computador, normalmente “C:\GsAdm”.

Configuração

Solicite o pacote de configurações do aplicativo CENTRA ao setor de suporte.

A configuração do módulo é feita no arquivo “Config.ini” localizado dentro da pastaC:\GsAdm” no diretório raiz do computador. O arquivo mencionado, possui os parâmentos de configuração do sistema. Os parâmetros são:

  • Servidor: Informar o IP do servidor onde o sistema está instalado.
  • Dados: Informar o nome do Banco de Dados utilizado no sistema.
  • Filial: Informar o número da filial da empresa, caso possua, na qual está sendo realizado o balanço.
  • Processar: Neste aspecto quando informado o valor 0(zero) a contagem realizada não é inserida automaticamente no cadastro do produto, e 1(um) para que a contagem seja inserida automaticamente.
  • Histórico: Quando informado 0(zero), o histórico apaga o histórico do produto e lança a nova quantidade. Já quando informado 1(um) a contagem é atualizada caso a contagem informada não corresponda a contagem do cadastro.

Utilização

  • O módulo CENTRA possui uma porta e esta será o meio utilizado para a comunicação entre o coletor ou o aplicativo para a inserção da quantidade dos produtos, esta deverá ser ativada através do botão Ativar localizado na parte superior direita da tela. Deve-se clicar no botão quando for iniciar o balanço.
  • Para inserir as informações do balanço como período para a realização do balanço, descrição, bem como os aspectos mercadológicos do balanço e a conta de estoque, o usuário deve ir ao Menu Operações à Cadastro Consulta/ Balanço. Visualizando a nova tela digite as informações que deseja e clique no botão Ok na parte inferior da tela para confirmar a inserção dos dados.
  • Para inserir uma nova linha o usuário deve ir até a última linha criada, caso exista, utilizar a tecla “seta para baixo” do teclado.

Com todos os passos realizados o usuário deverá conectar o telNet com o aplicativo Centra, informando o IP e o número da porta, segue um demonstrativo abaixo:

  • Com a tela aberta no momento do balanço informe a opção “2 – levantamento”,
  • Informe o ID da contagem, este ID é criado na aba Operações-> cadastro/consulta balanço do aplicativo CENTRA
  • Informar o código de barras do produto, se não tiver informar um hífen (-) para informar o ID do produto
  • Quantidade dos produtos
  • Para sair da tela informar um ponto final (.) se estiver utilizando o telNet.

 

Para encerrar ou anular um balanço é necessário que o usuário clique com o botão direito na linha criada para a contagem e selecione a opção desejada.

 

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