out
17
2011

N.C.M

Desde janeiro de 1995, a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), que tem por base o Sistema Harmonizado. Assim, dos oito dígitos que compõem a NCM, os seis primeiros são formados pelo Sistema Harmonizado sistema este que tem a designação de codificação de mercadorias, podendo ser utilizado na elaboração das tarifas de direitos aduaneiros e de frete, entre outras aplicações enquanto o sétimo e oitavo dígitos correspondem a desdobramentos específicos atribuídos no âmbito do Mercosul. O N.C.M já é obrigatório na transmissão da NF-e e a sua nomenclatura são atribuídos os valores de tributo.

A sistemática de classificação dos códigos na Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) obedece à seguinte estrutura


Funcionalidade

  • Atribuir o N.C.M. referente ao produto.

Pré-Requisitos

  • Tabela do N.C.M.
  • Conhecimento na área fiscal.
  • Privilégio para editar N.C.M. no cadastro do Produto.

Localização

  • Módulo de Estoque pressionar a tecla Insert do teclado ou clicar no menu Editar/ Novo e selecione a  aba Configurações Fiscais (F3) ou pressionar a tecla do teclado F3 .

Utilização

Visualizando uma tela com o qual deve-se preencher o campo N.C.M..

No campo N.C.M deve-se digitar a nomenclatura correspondente ao produto, clicando duas vezes no campo N.C.M. será visualizada uma nova tela que permite a consulta do NCM referente a algum produto. Escolha o produto e clique no botão Ok para que seja carregado o valor do N.C.M. do produto pesquisado para o campo N.C.M. da tela de Configurações Fiscais.

 

 

 

Sobre o Autor: Edson Chandler

Deixar um comentário

Nosso Blog

Neste blog nossos clientes ou visitantes poderão ter conhecimento de processos administrativos, fiscais, financeiros e outros. Vamos procurar ser objetivos e claros em nossas explicações, gostaríamos de lembrar que sua avaliação nos comentários deste blog, irá crescer o conteúdo a ser oferecido e que temos o maior interesse em melhorar os processos da empresa.