8
2012
EFD Social
A Escrituração Fiscal Digital (EFD Social) é o novo recurso implantado pela Receita Federal ao projeto SPED que tem como objetivo substituir a forma tradicional da folha de pagamento em papel pela forma digital do registro.
As empresas terão até o início do segundo semestre, período em que a RFB pretende iniciar o processo de implantação, para reavaliarem suas práticas de RH, administrativas e contábeis. Dentre as mudanças que virão com o novo sistema podemos citar:
- Padronização das rubricas de folha pagamento;
- Padronização das tabelas de incidências;
- Implantação do cadastro único de trabalhadores;
- Implantação do registro eletrônico;
- Eliminação da folha tradicional para prestações de informações a receita e ao INSS.
- Entre outros.
Esta forma mais moderna de escrituração reduzirá em grande parte as barreiras burocráticas para os empregadores e suas responsabilidades fiscais, além de facilitar a fiscalização pela Receita, evitando, por exemplo, a necessidade de visitas dos fiscais oficiais até as localidades das empresas para analisar os documentos físicos, o que poupará muito tempo e inconvenientes.
Esta nova era do sistema fiscal tributário nacional também levará a uma reformulação na postura dos gestores que precisarão se preocupar não apenas com simplesmente digitalizar e registrar a documentação de seu pessoal, mas adequar-se a mecanismos de prevenção e correção de procedimentos que evitarão problemas de caráter judicial.
Deixar um comentário
Nosso Blog
Lista de Links
- FAQ – Atendimento
- FAQ – Centra
- FAQ – Chronos
- FAQ – Clientes
- FAQ – Entradas
- FAQ – Estoque
- FAQ – Faturamento
- FAQ – Financeiro
- FAQ – Fiscal
- FAQ – Fornecedores
- FAQ – Genesis
- FAQ – Gerencial
- FAQ – Informativo
- FAQ – Instalações
- FAQ – Ordem de Compras
- FAQ – Relatórios WEB
- FAQ – SPED Contribuição
- FAQ – SPED Fiscal