maio
23
2012

Encerramento do Caixa no Genesis

Esta é uma dúvida constante de nossos clientes, esse trabalho nada mais é do que contar o dinheiro que está no caixa. Essa tarefa deve ser realizada diariamente, de preferência quando a loja encerra o seu expediente, iniciando assim o outro dia com o caixa “zerado”, mas, se houver troca de turno de funcionários é importante fazer esse fechamento parcial. Algumas divergências podem ser apresentadas durante essa contagem e isso pode acontecer por vários motivos, como troco errado, troca de mercadoria que não foi dada a baixa e sangrias, que são as retiradas no decorrer do dia. Por isso é que o fechamento não pode ser feito no outro dia, pois pode acontecer de o funcionário esquecer o que fez durante o trabalho, perdendo assim a capacidade de argumentar.

Funcionalidade

  • Encerramento do caixa

Localização

  • Sistema Genesis

Pré-Requisitos

  • Acesso ao Sistema Genesis
  • Possuir Impressora ECF

Utilização

Antes do fechamento o sistema exige a sangria (pressione a tecla CTRL + S do teclado) dos valores apurados no decorrer do expediente, o único valor a ser informado será o dinheiro, pois os valores em cheque, promissória, TEF, Boleto são informados automaticamente pelo sistema.

Realizado a sangria será necessário realizar o fechamento do caixa (pressione a tecla CTRL+F do teclado), concluído essa operação o Genesis informará que o caixa está fechado e pronto para ser encerrado. Para encerrar o caixa é só pressionar a tecla F8 do teclado , onde será impresso a Redução Z  e ativado assim o processo de desligamento automático da máquina.

Para saber se a quantidade de dinheiro que consta no caixa está correta basta comparar os valores da leitura X com os valores informados no somatório da sangria, caso não estejam iguais será necessário realizar a contagem manual das vendas em cartão, promissória, dinheiro e os demais meios de pagamento cadastrados e informados na impressora Fiscal. Realizando esse processo é só comparar novamente com a leitura X.

Sobre o Autor: Suporte ASS Tecnologia

Deixar um comentário

Nosso Blog

Neste blog nossos clientes ou visitantes poderão ter conhecimento de processos administrativos, fiscais, financeiros e outros. Vamos procurar ser objetivos e claros em nossas explicações, gostaríamos de lembrar que sua avaliação nos comentários deste blog, irá crescer o conteúdo a ser oferecido e que temos o maior interesse em melhorar os processos da empresa.