out
6
2011

Entrada de Mercadoria

Realizamos o desenvolvimento do Módulo de Entrada de forma completa, atendendo a legislação e procedimentos de nossos clientes. Procuramos facilitar ao máximo o processo de Entrada de Mercadoria com o que há de mais atual no mercado como a importação e validação automática do XML, facilitamos as configurações fiscais do produto, tirando esta responsabilidade do operador de entrada e atribuímos a responsabilidade para o setor de contabilidade/fiscal, realizamos os ajustes de cálculos, praticidade na revisão do rodapé da nota, dentre outros.

Funcionalidade

  • Realizar a Entrada de Mercadoria.

Localização

  • Em acesso ao Accord, clique no módulo de “Entrada”
  • No módulo de Entrada pressione a tecla Insert do teclado ou clique no menu editar e em seguida em  Novo.

Utilização

Antes de inicializarmos o processo de Entrada de mercadoria deve ser realizado previamente as configurações do C.F.O.P, veja Cadastro – C.F.O.P neste blog, os produtos devem está configurados por fornecedor,  veja Configurações Fiscais de Entrada neste blog e o fornecedor deve está cadastrado corretamente, vide Cadastro de Fornecedor neste blog.

Ao visualizar a tela inicial de Nota Fiscal / Fatura deve-se preencher os campos especificados e clicar no botão Ok.

Serão explicados os campos de maiores dúvidas, os demais são intuitivos, qualquer dúvida entrar em contato com o setor de suporte.

Série:  O número de série da Nota Fiscal;

Grupo C.F.O.P: cada nota obrigatóriamente deve pertencer a um grupo C.F.O.P

C.F.O.P Número do C.F.O.P é o grupo que consta no cadastro do C.F.O.P;

Existe Itens Bonificados na Nota Fiscal: informar se existe algum item bonificado na nota fiscal ou se a nota fiscal é bonificada;

Chave NFe Informar a chave eletrônica da nota fiscal (44 dígitos);

Devolução para Fornecedor Este campo só deve ser marcado em caso de devolução;

N.F Número da Nota Fiscal (DANFE);

Modelo: informar o modelo da nota, caso seja Nota Fiscal Eletrônica o modelo deve ser 55;

Situação: Geralmente a situação é 0 Documento regular, maiores informações veja a legislação do SPED (acesse aqui pelo site do Ministério da Fazenda toda a legislação do SPED: http://www1.receita.fazenda.gov.br/sistemas/sped-fiscal/legislacao.htm);

Ord/Compra:  Clique em F3 para consultar as ordens de compra já processadas;

Fornecedor I.D: Clique em F2 para consultar os fornecedores cadastrados;

CNPJ: O operador em posse da Nota Fiscal, pode digitar o CNPJ sem máscara e o ID do fornecedor será incluido automaticamente;

Fat. emissão própria Quando a Nota Fiscal for de Emissão própria digitar neste campo o I.D da Nota Fiscal de Faturamento.

Após clicar no botão Ok será visualizada a tela de Nota Fiscal / Fatura de Entrada

Serão explicados os campos de maiores dúvidas, os demais são intuitivos, qualquer dúvida entrar em contato com o setor de suporte.

  • Garantido Para Notas Fiscais com ICMS Garantido, utilizado para o estado do Mato Grosso. Basta selecionar quando a Nota Fiscal tiver o selo Garantido.
  • Nota Conjugada É utilizado para marcar as Notas Fiscais de armazém. Este tipo de Nota Fiscal, é recebido pela empresa em duas vias, uma destacado o imposto e a outra com o valor do imposto no campo Outras Despesas, deve ser marcado a Nota Fiscal Conjugada a nota que é referente ao pedido, que consta o financeiro gerado, no campo I.D Nota Conjugada deve ser colocado o número da Nota Fiscal relacionada ao depósito a que tem os tributos destacados de forma correta. A segunda Nota Fiscal deve ter seu lançamento na entrada de forma padrão.
  • Existe itens Bonificados na Nota Campo utilizado para Notas Fiscais que tem apenas um item de bonificação, marcando este campo, poderá ser alterado o C.F.O.P do item.
  • Grid O grid da Nota Fiscal é onde adicionamos os itens de Entrada, pode ser adicionado digitando o I.D do produto, clicando nos três pontos que abrirá uma tela de pesquisa, adicionando pelo E.A.N / referência. Todos os campos fiscais são preenchidos automaticamente veja Configurações Fiscais Entrada neste Blog, os únicos campos editáveis são: Quantidade, Unitário, Desconto, Frete, Outras e Markup.

Clicando com o botão direito do mouse no Grid o usuário poderá escolher várias funcionalidades, dentre elas:

  • Excluir Item Só deve ser utilizado para tirar um item do grid.
  • Importar itens Nosso sistema realiza a importação de dados via CSV, para realizar este tipo de procedimento veja Importação CSV neste blog .
  • Dedução de Giro Toda a empresa tem um giro mensal ao qual é realizado as ánalises para compra, acontece que em determinado período do ano como Páscoa, Natal ou Festas Juninas é realizado uma compra acima da média, clicando nesta opção o sistema irá desconsiderar esta nota no giro.
  • Zerar CTR de Todos os Itens Recurso que precisa de uma assistência do suporte, entrar em contato.
  • Atualizar Dados Fiscais Clicando nesta opção o sistema irá atualizar os dados ficais atuais do cadastro do produto, veja Configurações Fiscais Entrada neste blog.
  • Importar Xml Realizamos o desenvolvimento da importação dos produtos pelo Xml, veja Importação do Xml neste blog ou pelo site da Receita Federal.

Rodapé da Nota Fiscal de Entrada. Os campos são na sua maioria totalizadores do Grid da Nota Fiscal, a questão dos campos Calculados ou incidente é para efeitos lógicos como: incide na base de cálculo? SIM ou NÃO? É calculado na Nota Fiscal? SIM ou NÃO? Vamos para os campos de reais dúvidas:

  • Pauta Inferior O módulo de Entrada irá realizar o cálculo pertinente a produtos utilizados neste cálculo, como exemplo produtos de bebida.
  • Total Desconto Coloque o valor de Desconto da Nota em reais, caso deseje rateá-lo em todos os itens basta clicar com o botão direito em cima do valor de desconto no campo preenchido e marcar ratear.
  • Ao clicar no Botão Método de Cálculo será visualizada uma nova tela o qual deve-se informar se os valores devem ser trucandos ou utilizar como inteiro, exemplo: 10,00345 inteiro ou 10,00 truncado.
  • Ao clicar no botão Informar Valores: com este recurso poderão ser conferidas as informações do rodapé do sistema com o da Nota Fiscal, se existe problema de valores, o sistema irá alerta com uma cor diferenciada, clicando com o botão direito irá corrigir e atribuir a correção para os itens.

Exemplo:

  1. Produtos com IPI
  2. Produto com Substituição

Quando existir problema no valor de IPI o sistema irá atribuir o valor apenas para produtos que tenham IPI, da mesma forma os de Substituição tributária.

Para finalizar o processo de entrada basta clicar em OK (F12) ou pressionar F12 e seguir os demais passos.

 

 

 

Sobre o Autor: Edson Chandler

Deixar um comentário

Nosso Blog

Neste blog nossos clientes ou visitantes poderão ter conhecimento de processos administrativos, fiscais, financeiros e outros. Vamos procurar ser objetivos e claros em nossas explicações, gostaríamos de lembrar que sua avaliação nos comentários deste blog, irá crescer o conteúdo a ser oferecido e que temos o maior interesse em melhorar os processos da empresa.