maio
10
2012

Contingência SCAN

O SCAN (Sistema de Contingência do Ambiente Nacional) é administrado pela Receita Federal do Brasil que pode assumir a recepção e autorização das NF-e de qualquer unidade da federação, quando solicitado pela UF interessada. O SCAN somente tratará NF-e emitidas com numeração nas séries 900 a 999. Esta regra aplica-se a todos os serviços (autorização, cancelamento, inutilização e consulta situação da NF-e). Com esta restrição elimina-se a possibilidade de que, após a recuperação de uma falha, uma mesma NF-e tenha sido autorizada pelo SCAN e pela SEFAZ origem. Da mesma forma, a SEFAZ origem não autorizará, cancelará ou inutilizará numeração de NF-e nestas séries reservadas ao SCAN. A exceção a esta regra é o serviço de consulta à situação da NF-e, uma vez que a SEFAZ origem poderá responder à consulta de situação das NF-e das séries 900-999 que estejam em sua base de dados.

Funcionalidade

  • Emissão de Nota Fiscal Eletrônica em modo Scan

Localização

  • Sistema Accord, clique no menu Config.Suíte ADM (localizado na parte superior da tela), no sub-menu “Ajustar dados do emitente” , na aba “Configurações NFE”.

Pré-Requisitos

  • Acesso ao Sistema Accord.

Utilização

Preencher os campos de Serviço de Web Scan com os seguintes endereços:

https Cancelamento – https://www.scan.fazenda.gov.br/NfeCancelamento2/NfeCancelamento2.asmx

https Consulta Protocolo – https://www.scan.fazenda.gov.br/NfeConsulta2/NfeConsulta2.asmx

https Inutilizacao – https://www.scan.fazenda.gov.br/NfeInutilizacao2/NfeInutilizacao2.asmx

https  Recepcao – https://www.scan.fazenda.gov.br/NfeRecepcao2/NfeRecepcao2.asmx

https Retorno Recepcao –  https://www.scan.fazenda.gov.br/NfeRetRecepcao2/NfeRetRecepcao2.asmx

https Status Servico – https://www.scan.fazenda.gov.br/NfeStatusServico2/NfeStatusServico2.asmx

OBS: Ao realizar as saídas de mercadoria obrigatoriamente o nº da série deve ser preenchido  com 900. Veja Saída de Mercadoria/Faturamento neste blog. Lembrando que sendo restabelecida a conexão com a Sefaz de origem, o operador responsável pelo faturamento deve lembrar-se de voltar a série da nota para a série que é utilizada costumeiramente.

Após a recuperação da falha pela SEFAZ origem, as NF-e recebidas pelo SCAN (séries 900 a 999) serão transmitidas pelo Ambiente Nacional para a SEFAZ origem, de forma que, como as demais NF-e, elas ficarão disponíveis para consulta nos dois ambientes.

Sobre o Autor: Suporte ASS Tecnologia

Deixar um comentário

Nosso Blog

Neste blog nossos clientes ou visitantes poderão ter conhecimento de processos administrativos, fiscais, financeiros e outros. Vamos procurar ser objetivos e claros em nossas explicações, gostaríamos de lembrar que sua avaliação nos comentários deste blog, irá crescer o conteúdo a ser oferecido e que temos o maior interesse em melhorar os processos da empresa.